quinta-feira, 28 de abril de 2011

Arquipelago do Bailique

O Arquipéçago do Bailique é um conjunto de ilhas que fazem parte do município de Macapá. A sua população é de aproximadamente 6 mil habitantes. O Arquipélago é composto por oito ilhas, apenas duas não são habitadas, a ilha do Meio e Parazinho, sendo que nesta última localiza-se a reserva biológica do Parazinho.

Foto 1: Mapa do Arquipelago do Bailique. 

As outras estão divididas em 46 comunidades:
  • A Ilha do Curuá abriga as comunidades de Igarapé do Meio, Igarapé Grande, Santa Paz, Limão, Ponta do Curuá, Itamatatuba, Andiroba, São João Batista, Jaburuzinho, Jangada, Ilhinha, Cubana, Carneiro, São Pedro e Buritizal;
  • A Ilha de Terra Grande estão localizada as comunidades de Maranata, Filadelfia, Equador, Boa Esperança, Monte Carlos, Arraiou, São Pedro da Ponta do Bailique, Santo Antonio, Livramento, Uricurituba, Junco, Foz do Gurijuba e Ilha Vitória;
  • A Ilha do Franco abriga as comunidades de São Benedito da Freguesia, Franco Grande, Franquinho, Ponta da Esperança, Freguesia, Capinal, Eluzai e Igaçaba;
  • No Brigue encontram-se as comunidades Vila Progresso, Macedônia, Jaranduba e Nossa senhora Aparecida;
  • No Faustino, as comunidades de Mupéua, Maúba e Bom Jardim, e a Ilha do Marinheiro abriga as comunidades de Igarapé do Macaco e Marinheiro de fora.
Foto 2: Comunidade do Franco Grande.

A palavra Bailique possui inúmeros significados, entre tantos podemos citar um dos mais populares que é o “ encontro das águas “, porém, a população gosta de falar para os visitantes que Bailique significa as “ilhas que bailam” porque, pelo movimento da maré existem ilhas que tornam-se mais visíveis e outras menos visíveis, e há quem diga também que algumas já desapareceram e outras apareceram.  
A principal vila do arquipelago é a Vila Progresso, pois é lá que se encontra os principais órgãos públicos como: RURAP, SEMA, CORREIO, IMAP, IEF, Batalão de Policia Ambiental, além disso podemos encontrar na Vila Progresso o Banco Bradesco, Caixa Econômica e outros empreendimentos. A distância da vila para a capital é de aproximadamente 200 km.
Foto 3: Porto de chegada na Vila Progresso.


         

2 comentários:

  1. OlÁ! Tomei a liberdade de usar um pouco de sua postagem, com devidos creditos, em um blog que tenho em que também estou citando o bailique.

    ResponderExcluir
  2. Nesses 10 anos dessa postagem parece que passou um tsunami do esquecimento do poder público no Bailique.

    ResponderExcluir